Abstinência ou abstenção

Os dois estão corretos. Abstinência costuma ser usado no sentido de privação de consumo ou de prática. Abstenção costuma ser usado no sentido de renúncia a um direito ou dever.

As duas formas existem e podem ser usadas. Abstinência e abstenção costumam ser usadas em situações diferentes, mas podem ser usadas como sinônimos.

Abstinência

Abstinência é um substantivo derivado do latim abstinentia. Abstinência designa, basicamente, o ato de se abster, de renunciar ou não participar. Abstinência é usado principalmente para designar a privação voluntária ou involuntária do uso de determinada substância (drogas, alimentos, etc.) ou de determinada prática (sexo, sobretudo).

É sinônimo de privação, renúncia, castidade, jejum, etc.

Exemplos com abstinência

  • A abstinência sexual é praticada entre os monges.
  • Ele já começa a sentir os efeitos da abstinência de café.
  • Os sintomas da abstinência de tabaco demoram a passar.

Abstenção

Abstenção é um substantivo derivado do latim abstentionis. Designa, basicamente, o ato de se abster. Abstenção, no entanto, costuma ser usado para designar o ato de renunciar a um direito ou dever. É muito usado, por exemplo, para indicar que um eleitor abriu do seu direito de voto.

Abstenção pode também ser usado no sentido de privação de consumo ou prática, sendo, nesse caso, sinônimo de abstinência.

Exemplos com abstenção

  • A abstenção foi muito alta na última eleição.
  • Não entendo sua abstenção de participar da discussão.
  • A abstenção sexual é praticada entre os monges.