Adivinhar ou advinhar

A forma correta da palavra é adivinhar.

A forma correta de escrita da palavra é adivinhar, escrita com a vogal i após a consoante d. A grafia advinhar está incorreta e não pertence à ortografia da língua portuguesa. Portanto, deve-se sempre utilizar o termo adivinhar.

Adivinhar

A palavra adivinhar é classificada morfologicamente como um verbo. Seu significado designa o ato de descobrir, decifrar, deduzir ou interpretar por meio de pistas. Também significa a ação de predizer, prever o futuro ou descobrir por meios sobrenaturais, coisas presentes ou passadas.

Exemplos com adivinhar

  • Duvido você adivinhar o que eu trouxe de presente para você.
  • Quero ver você adivinhar com quem eu esbarrei na rua hoje.
  • Não acredito nessas videntes que dizem conseguir adivinhar o futuro.
  • Vou lhe contar uma charada para você adivinhar.

A palavra adivinhar tem sua origem na palavra latina addivināre e é em função de sua etimologia que é escrita com a letra i após a consoante d.

Adivinhar x advinhar: a hipercorreção linguística

Na palavra errada advinhar ocorre um fenômeno chamado de hipercorreção linguística. Este fenômeno decorre de uma hipótese errada que o falante realiza num esforço para ajustar-se à norma padrão e, ao tentar ajustar-se à norma, acaba cometendo um erro. Ou seja, a hipercorreção consiste em fazer uma correção onde não há erro.

No caso de advinhar, o falante sabe que existem palavras que são compostas por uma consoante muda, como advogado, advérbio, advento, … e normalmente são pronunciadas erroneamente com vogais ao lado da consoante muda, como adivogado, adivérbio, adivento. O falante, tendo conhecimento desse erro, aplica a regra indevidamente e acaba por corrigir o que não está errado, ou seja, retira a vogal i da palavra adivinhar que é a forma correta do verbo.

O fenômeno da hipercorreção linguística tem se tornado cada vez mais comum e parece estar relacionado com um certo tipo de insegurança linguística gerada pelo preconceito em relação aos dialetos diferentes do prescrito pela norma culta padrão. Há um ramo da linguística especializado no estudo dessas e outras questões que abordam o aspecto social da linguagem, é a chamada sociolinguística.