Apoio, apóio ou apôio

A forma correta da palavra é apoio.

A forma correta de escrita da palavra é apoio. As grafias apóio e apôio, com o uso da acentuação gráfica, estão incorretas e não devem ser utilizadas na língua portuguesa. A palavra apoio pode ser um substantivo ou um verbo.

Apoio – substantivo

A palavra apoio pode ser um substantivo masculino ou uma das flexões do verbo apoiar. Enquanto substantivo masculino, designa aquilo que serve para amparar, firmar e/ou sustentar alguém ou algo; designa também auxílio, amparo, ajuda, aprovação e assentimento. Pode ainda se referir a um argumento ou prova que confirma e ratifica alguma coisa. Quando é utilizada como substantivo a palavra é pronunciada com a primeira vogal o fechada (ô – apôio).

Apoio – verbo

Quando é utilizada como verbo a palavra apoio corresponde ao verbo apoiar conjugado na 1ª pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo (eu apoio). Neste caso, a pronúncia da vogal o é aberta (ó – apóio). O verbo apoiar designa o ato de firmar-se sobre ou contra algo, sendo sinônimo de encostar-se e sustentar-se. Também designa a ação de aprovar e dar apoio para alguém. Pode ser utilizado com o significado de proteger, favorecer e patrocinar algo ou alguém, bem como com o sentido de designar a fundamentação utilizada para afirmar certos argumentos.

Exemplos com apoio

  • O apoio dos pais é fundamental para o sucesso dos filhos. (substantivo)
  • Sem o apoio estudantil não consigo me manter financeiramente na Universidade. (substantivo)
  • O apoio teórico do texto é consistente. (substantivo)
  • Apoio os meus pés sobre a mesa porque estou cansado. (verbo)
  • Eu apoio as medidas tomadas pelo setor cultural contra o desmonte do patrimônio público. (verbo)
  • Apoio as escolhas dos meus filhos. (verbo)
  • Apoio-me em argumentos baseados nas teorias francesas. (verbo)

Veja também: apoia e apóia.