Aresto ou arresto

As duas formas existem, mas não são sinônimas. Aresto é uma decisão judicial que serve como parâmetro. Arresto é a apreensão dos bens de um devedor.

As duas formas existem no português e podem ser usadas. Aresto e arresto, no entanto, possuem significados diferentes e devem ser usadas em contextos diferentes.

Aresto

Aresto é um substantivo masculino, provavelmente derivado de arresto. Aresto, no entanto, tem um sentido distinto ao de arresto. Aresto normalmente se refere a uma decisão judicial que serve de parâmetro para questões semelhantes. Nesse caso, é sinônimo de acórdão. Por extensão, aresto pode significar solução, decisão de um modo geral.

Exemplos com aresto

  • O juiz emitiu um aresto ao final do caso.
  • O único aresto possível para a questão é a separação.
  • O aresto do tribunal foi usado como modelo na sentença.

Arresto

Arresto é um substantivo masculino e a forma conjugada do verbo arrestar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. O substantivo arresto deriva desse verbo. Arrestar provém do latim arrestare, e por isso deve ser escrito com rr.

O substantivo arresto significa o confisco dos bens de um devedor, para que a sua dívida seja quitada. É sinônimo de embargo, confisco, penhora. Arrestar nada mais é que realizar um arresto.

Exemplos com arresto

  • A justiça determinou o arresto do apartamento do empresário.
  • “Eu só arresto o que a justiça determinar”, declarou o delegado.