Azulejo ou azuleijo

A grafia correta da palavra é azulejo, sem o i. Azuleijo, com i, está incorreto.

De acordo com as regras ortográficas da língua portuguesa devemos escrever a palavra azulejo, grafada sem o i. Portanto, o correto é desconsiderar a palavra quando esta estiver grafada com o acréscimo da letra i antes da letra j.

A palavra azulejo é classificada como um substantivo do gênero masculino, podendo ser flexionada em número, singular ou plural.

Exemplos com azulejo

  • Os azulejos que comprei não foram o suficiente para terminar o banheiro.
  • A loja de material de construção está fazendo promoção de azulejos.

Esse termo refere-se à qualquer peça de cerâmica esmaltada de espessura bem fina. Geralmente se apresenta na forma de uma peça quadrada, com uma das faces vidrada por passar pelo processo de revestimento em que é feito a esmaltação da peça.

Este objeto é utilizado como cobertura de superfícies interiores e exteriores ou apenas como elemento de decoração.

Sua utilização é feita em locais como banheiros e cozinhas em função das suas características impermeabilizantes, podendo variar de tamanho ou preço em função de sua qualidade e beleza.

De acordo com o contexto em que é utilizada pode apresentar as palavras cerâmica ou ladrilho como sinônimas.

A ocorrência de erro na escrita da palavra azulejo acontece devido à tendência de alguns falantes de prolongar a vogal E com o acréscimo da letra I quando se pronuncia a palavra. Essa tendência é variável de acordo com a região e sotaque dos falantes.