Biografia ou bibliografia
Os dois substantivos existem em Língua Portuguesa e estão corretos, porém não são equivalentes, o que significa dizer que cada um tem seu significado e aplicação próprios, não constituindo relação sinonímica.
Biografia
Biografia é substantivo feminino formado por dois radicais de origem latina e que já explicam seu significado. Bio faz referência à vida, assim como em biologia, por exemplo, e grafia faz referência à escrita, assim como em caligrafia, assim, biografia significa escrita da vida, relato dos fatos ocorridos ao longo de uma vida.
Exemplos com biografia
- A vida de Martin Luther King foi tão rica que inspirou inúmeras biografias independentes sobre sua trajetória.
- Quando eu completar 65 anos, pretendo redigir minha biografia.
- Na próxima terça-feira, às 20h, será lançada a biografia de Tarsila do Amaral na livraria do Shopping Pátio Paulista.
- Muitas pessoas ilustres preferem escrever sua própria biografia a fim de evitar erros.
Bibliografia
Bibliografia também é substantivo feminino que possui duas possíveis origens. A primeira origem atribuída é ao idioma grego, tendo por base o termo bibliographia, constituído porbiblion (folha de papiro e, com a evolução da língua, livro) e graphô(escrever, gravar). Bibliografia, portanto, faz referência à coleção de livros, documentos, obras escritas.
Outra possível origem para o vocábulo bibliografia é a palavra francesa bibliographie, que também traz o mesmo sentido de coleção de livros ou materiais.
Exemplos com bibliografia
- Ao final de todo artigo científico, é obrigatório acrescentar a bibliografia com todos os materiais utilizados na pesquisa.
- A área de filologia românica ainda não tem ampla bibliografia traduzida para a Língua Portuguesa.
- Para finalizar minha tese, precisei realizar a leitura de extensa bibliografia sobre o assunto abordado.
- Não encontrei em seu sumário a página relativa à bibliografia.