Boiar ou aboiar

As duas formas existem e, em alguns casos, podem ser sinônimas. Boiar e aboiar podem ser usadas no sentido de flutuar. Boiar apresenta os sentidos particulares de titubear, não entender e de comer. Aboiar apresenta o sentido particular de conduzir os bois.

As duas formas existem e podem ser usadas. Boiar e aboiar possuem alguns significados iguais, mas também possuem alguns significados particulares.

Boiar

Boiar é um verbo formado a partir de boia, ao qual foi adicionado o sufixo -ar, próprio de verbos. Boiar designa, originalmente, o ato ou efeito de flutuar sobre a água, tal como ocorre com uma boia. No sentido figurado, boiar designa uma atitude ou comportamento indeciso ou displicente, bem como o ato de comer, de consumir a boia (no sentido de comida).

Boiar é sinônimo de flutuar, vagar, balançar, titubear, não entender, comer, entre outras.

Exemplos com boiar

  • Ela ficou o dia inteiro a boiar na piscina.
  • Confesso que estou a boiar nesse assunto.
  • Os lavradores foram chamados para boiar ao meio-dia.

Aboiar

Aboiar é um verbo com duas origens diferentes. É derivado de boia, tal como boiar, com a diferença de que nesse caso acrescenta-se também o prefixo a-, que não agrega nenhum sentido novo à palavra. Aboiar, derivado de boia, é uma típica palavra de uso mais popular e tem o mesmo sentido original de boiar, ou seja, flutuar.

Aboiar também é derivado de boi. Nesse caso, apresenta o sentido particular de conduzir os bons, normalmente com cantos.

Exemplos com aboiar

  • Ela ficou o dia inteiro a aboiar na piscina.
  • O boiadeiro foi aboiar o rebanho.
  • Meu avô era especialista em aboiar.