Caíram ou cairão
As duas formas existem e podem ser usadas. Caíram e cairão, no entanto, correspondem a duas formas conjugadas do verbo cair, em tempos verbais distintos, e devem ser usadas em contextos distintos.
Caíram
Caíram corresponde ao verbo cair conjugado na 3.ª pessoa do plural do pretérito perfeito: eles/elas/vocês caíram. Expressa, portanto, que os seres abordados na oração já sofreram a ação de cair, e que essa ação não foi contínua.
O verbo caíram possui a terminação regular para os verbos da 3.ª conjugação (os terminados em -ir) conjugados nessa pessoa, tempo e modo verbais:
- sair – eles saíram; partir – elas partiram; repercutir – vocês repercutiram.
Caíram é oxítona, o que quer dizer que sua sílaba tônica é a penúltima: ca-í-ram. A tonicidade dessa sílaba é demarcada por um acento agudo, porque se trata de um hiato com a tonicidade numa vogal i (se fosse uma vogal u, ela também seria acentuada: sa-ú-de, a-la-ú-de, etc.).
Exemplos com caíram
- Eles caíram na armadilha do vilão.
- Abri a mochila e as chaves caíram no chão.
- Não me lembro de quais questões caíram na prova.
Cairão
Cairão corresponde ao verbo cair conjugado na 3.ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo (eles/elas/vocês cairão). Expressa, portanto, que os seres abordados na ação sofrerão a ação de cair, no futuro de quem fala. O verbo cairão possui a terminação regular para os verbos da 3.ª conjugação (os terminados em -ir) conjugados nessa pessoa, tempo e modo verbais:
- sair – eles saíram; partir – elas partiram; repercutir – vocês repercutiram.
Cairão é oxítona, com a tonicidade na última sílaba (ca-i-rão). Cairão costuma ser substituída, na linguagem informal, pela locução vão cair.
Exemplos com cairão
- Mil cairão à tua direita, mas tu seguirás firme.
- As folhas cairão quando a primavera chegar.
- As gotas de chuva cairão se você balançar o galho.