Caráter ou carácter

A forma correta da palavra é caráter.

A forma correta da palavra é caráter. A palavra carácter não existe na ortografia da língua portuguesa e não deve ser utilizada na escrita.

Caráter

A palavra caráter é classificada como um substantivo masculino e refere-se às características particulares que distinguem algo ou alguém. É sinônima de marca, cunho, especificidade. Também designa o conjunto de traços psicológicos e morais que caracterizam uma pessoa, sendo sinônima de índole e de personalidade.

Exemplos com caráter

  • Li um livro de caráter surrealista.
  • As obras de arte de Van Gogh possuem caráter expressionista.
  • Meus amigos dizem que eu tenho um bom caráter.
  • Já conheci muito mau caráter nesta vida!

Carácter x caractere

Embora a palavra carácter não esteja dicionarizada nem inclusa no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) é comum ouvi-la sendo pronunciada na linguagem oral. A pronúncia carácter, na realidade, se refere à palavra caractere essa sim dicionarizada e inclusa no vocabulário da língua portuguesa.

A palavra caractere é utilizada para indicar o traço que distingue uma pessoa, animal ou coisa, sendo sinônima de marca ou característica. Também é o nome que se dá para qualquer número, letra do alfabeto ou símbolo usados graficamente. Portanto, quando deseja exprimir tais significados, na linguagem escrita deve-se utilizar a palavra caractere.

  • Quero que o texto contenha 1000 caracteres.
  • O caractere mais chamativo do pavão são as suas penas coloridas.