Cela ou sela
Cela, com c, se refere a um pequeno cômodo localizado nas cadeias e penitenciárias, onde são confinados os detentos e presos.
Sela, com s, indica um objeto usado para colocar em animais de montaria, como cavalos, por exemplo.
Isso quer dizer que tanto cela quanto sela estão corretas e podem ser utilizadas na língua portuguesa. A diferença entre essas palavras está no sentido e significado das mesmas, pois são utilizadas em contextos diferentes.
Cela
Essa palavra é classificada como um substantivo do gênero feminino que indica um espaço pequeno onde são confinados os prisioneiros. É utilizado também para se referir ao aposento de religiosos.
Exemplos com cela
- O preso foi removido para outra cela por causa de seu comportamento.
- A cela da cadeia em que ficam os prisioneiros é pequena e abafada.
- A freira foi para sua cela fazer suas orações.
Sela
Essa palavra é classificada como substantivo do gênero feminino e tem sua origem no latim sella, sendo escrita com o s no início da palavra.
A palavra também se apresenta como uma das formas verbais oriundas da flexão do verbo selar que significa o mesmo que validar, marcar ou confirmar.
Para encontrar essa forma verbal é preciso que o verbo selar seja conjugado na terceira pessoa do tempo presente do modo indicativo.
Exemplos com sela
- A sela do cavalo foi colocada da forma correta.
- Troquei a sela da minha bicicleta por uma mais nova.
- Este documento sela o acordo que fizemos com os empresários.
A explicação para a ocorrência das duas palavras está no fato de que elas são homófonas, já que possuem o mesmo som quando pronunciadas, porém apresentam significados diferente.