Chícara ou xícara

A maneira correta é xícara, com x. Chícara, com ch, não existe e está incorreta.

A única forma correta é xícara, com x, em todas as situações de uso em que esse substantivo feminino aparecer, não havendo a possibilidade de admissão da palavra com ch.

Xícara refere-se a um recipiente, de materiais diversos, utilizado frequentemente para bebidas quentes e usado em momentos de café da manhã ou da tarde.

Exemplos com xícara

Note alguns exemplos de uso do substantivo xícara:

  • Você não quer entrar e tomar uma xícara de café?
  • Eu tomei uma xícara de chá mais cedo. Estava delicioso.
  • Ganhamos, em nosso casamento, um conjunto de seis xícaras de porcelana.

É possível usarmos o termo xícara para nos referirmos a uma unidade de medida, algo muito comum em receitas. Vamos às sentenças:

  • Coloque na massa do bolo duas xícaras de farinha e uma xícara de açúcar.
  • Acho que errei a receita. Coloquei apenas uma xícara de farinha.
  • Três xícaras de óleo é uma medida exagerada para as panquecas.

Ao contrário de muitas palavras em língua portuguesa que têm sua origem no idioma latino, o vocábulo xícara é proveniente do termo xicálli, palavra da Língua Náuatle, um idioma asteca na fase clássica e ainda em uso em algumas regiões centrais do México. Desde sua versão original, podemos notar que a palavra é iniciada por x e tal grafia foi mantida em sua variação para a Língua Portuguesa.

Há outras palavras em português que também se iniciam em x e são derivadas de outras línguas como xadrez, do indiano shatranj (rearranjado para x na língua portuguesa por não haver encontro de sh em nosso idioma), xarope, do árabe xarãb, entre muitas outras.

Xícara tem um sinônimo em território nacional que é chávena, termo nascido em Portugal, porém hoje já em desuso em terras portuguesas, estando presente em apenas algumas regiões brasileiras. Chávena, em qualquer tipo de frase, deve ser sempre grafada com ch.