Deem ou dêem

A forma correta é deem, sem o acento circunflexo. Com o novo acordo ortográfico, em janeiro de 2009, a palavra dêem, com acento, deixou de existir.

A forma correta é deem, sem o acento circunflexo. Com o novo acordo ortográfico, em janeiro de 2009, a palavra dêem, com acento, deixou de existir. A palavra deem está na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo e é a forma conjugada do verbo dar.

Este verbo faz referência ao ato de realizar uma determinada ação, trocar ou ceder algo, recompensar com gratificação, vender, pôr a disposição ou propiciar, promover, sacrificar livremente, entregar, tornar patente, oferecer para algum uso por parte de outrem, dentre outros.

O verbo dar é de origem latina, dare, e é o mesmo que doar, oferecer, entender, realizar, informar, provocar.

Exemplos com deem

  • Preciso que eles deem uma verificada no carro.
  • É fundamental que eles deem um parecer sobre este processo.
  • Deem uma olhada naquele ponto em vermelho.

Depois da reforma ortográfica, não se deve usar mais o acento circunflexo em verbos com conjugações da 3ª pessoa do plural terminadas em -eem.

Por exemplo:

Antes da reforma ortográfica se escrevia as seguintes palavras assim: lêem, vêem, crêem, etc. Depois da reforma ortográfica ficou assim: leem, veem, creem, etc.

Importante saber:

A palavra vêm, por exemplo, continua com o acento circunflexo na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. Isso acontece porque elas terminam com -em, com uma letra e. E a regra se aplica apenas para as palavras que terminam com -eem, com duas letras e.

Vamos para alguns exemplos:

  • Todos eles vêm amanhã bem cedo para cá.
  • Eles vêm felizes para a prova de matemática.
  • Todas as meninas vêm para a festa de pijama em minha casa.