Desse ou deste
As palavras desse e deste estão corretas e são usadas na língua portuguesa. Ambas palavras são contrações da preposição de com os pronomes demonstrativos esse e este.
A utilização dessas contrações se distingue em relação ao aspecto referencial, ou seja, depende da referência de tempo e espaço em relação aos sujeitos do discurso.
Desse
A palavra desse é oriunda do pronome demonstrativo esse mais a preposição de. Os pronomes demonstrativos têm a função de situar algo ou alguém no tempo, no espaço e no próprio discurso.
Quando refere-se ao espaço, a palavra desse indica algo que está longe da pessoa que fala. Quando a referência é ao tempo, a palavra designa algo que está em um momento passado em relação à pessoa que fala. Nesse caso, retoma algo que já foi mencionada no discurso.
Exemplos com desse
- Você pode pegar um chocolate desse para mim?
- Ontem nós brigamos de novo, eu estou cansado desses desentendimentos.
- Eu quero uma mesa dessa!
Deste
O termo deste, por sua vez, é utilizado quando desejamos nos referir a algo que seja relacionado ou esteja próximo à pessoa que fala.
A contração deste também é empregada quando fazemos referência a algo que esteja no tempo presente em relação à quem fala, assim indicamos algo que será mencionado no discurso.
Exemplos com deste
- Você me pediu um chocolate deste aqui?
- Não aguento mais ouvir você falar desta discussão!
- Desta mesa não há mais unidades disponíveis.
As palavras desse e deste são variáveis de acordo com os termos aos quais se referem. Desse modo, elas podem assumir as seguintes formas: desse, dessa, desses, dessas, disso; desta, deste, destas, destes, disto.