Dispor ou dispuser
As palavras dispor e dispuser são diferentes formas conjugadas do verbo dispor e ambas estão corretas, podendo ser utilizadas na língua portuguesa. O verbo dispor apresenta amplas significações e pode indicar: a ação de ter ou possuir algo, ter intenção de fazer ou resolver alguma coisa, distribuir ou colocar algo em ordem, entre outras.
Dispor
Dispor é a forma infinitiva do verbo. O infinitivo é uma das formas nominais dos verbos, assim como o gerúndio e o particípio. Tais formas são assim chamadas por não poderem exprimir por si nem o tempo nem o modo verbal, estando esses valores sempre em dependência do contexto, aproximando-se, assim, dos substantivos.
O infinitivo é muito utilizado na língua portuguesa, principalmente o infinitivo impessoal. Essa forma nominal denota um sentido genérico ou indefinido, isto é, não relaciona o verbo com nenhuma pessoa gramatical e denota apenas o processo verbal. Também é usado quando o verbo tiver regência de uma preposição e em locuções verbais.
Exemplos com dispor
- Será preciso dispor todos os livros em novas estantes. (infinitivo impessoal)
- Preciso de você para dispor os móveis da melhor forma possível neste ambiente. (frase com preposição)
- Não vou conseguir dispor todas as vantagens da viagem. (locução verbal com o verbo auxiliar ir)
Dispuser
A palavra dispuser é a forma conjugada do verbo dispor na 1ª ou na 3ª pessoa do futuro do subjuntivo (quando eu/ele dispuser). O subjuntivo é o modo verbal utilizado para tratar de possibilidades e hipóteses e o futuro do subjuntivo expressa a eventualidade de algo acontecer em um tempo posterior ao do discurso.
Exemplos com dispuser
- Quando eu dispuser de dinheiro irei comprar um novo celular.
- Quando ele se dispuser a falar iremos conversar e resolver nossas diferenças.
- Quando eu dispuser deste material conseguirei estudar para o concurso.