Durma bem ou dorme bem

As duas formas estão corretas, mas têm usos diferentes. Durma bem deve ser utilizado quando se trata o interlocutor por você. Dorme bem, quando se trata por tu.

As duas formas existem e podem ser usadas. O uso de cada uma, no entanto, deve respeitar o pronome que está sendo usado para se referir ao interlocutor.

Durma bem

A expressão durma bem é formada pelo verbo durma e pelo advérbio bem. É usada, especialmente, para expressar diretamente a alguém o desejo ou os votos de que ele ou ela tenha um bom sono. O verbo durma corresponde à forma conjugada do verbo dormir na 3ª pessoa do singular do imperativo (durma você) e na 1ª e 2ª pessoas do singular do subjuntivo (que eu durma, que ele durma).

Como no Brasil o pronome de tratamento você recebe as mesmas conjugações da 3ª pessoa do singular, a expressão durma bem deve ser sempre usada quando o interlocutor ao qual nos dirigimos estiver sendo tratado por você. Pode ainda, no entanto, ser usado para se desejar um bom sono a si mesmo ou a um terceiro como nos dois últimos exemplos abaixo.

Exemplos com durma bem

  • Durma bem e sonhe com os anjos. (você)
  • Durma bem e acorde cedo para ir ao nosso encontro. (você)
  • Que eu durma bem essa noite e esqueça de todo o ocorrido. (eu)
  • Depois de toda essa confusão, eu só espero que ele durma bem. (ele)

Dorme bem

Dorme bem também é muito usado com o mesmo sentido de durma bem. A expressão, no entanto, pode também ser usada para descrever o modo como alguém dorme (ele dorme bem). No primeiro caso, o verbo dorme corresponde à forma conjugada do verbo dormir na 2ª pessoa do singular do imperativo (dorme tu). No segundo caso, dorme corresponde à 3ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele dorme). A expressão dorme bem deve ser usada sempre que o nosso interlocutor for tratado por tu.

Exemplos com dorme bem

  • Dorme bem e sonha com os anjos. (tu)
  • Dorme bem e acorda cedo para ir ao nosso encontro. (tu)
  • Desde chegou aqui, meu filho dorme bem. (ele)