Encontrasse ou encontra-se

As formas verbais encontrasse e encontra-se estão corretas, mas são usadas diferentemente.

Encontrasse e encontra-se são duas maneiras conjugadas do verbo encontrar. Ambas estão corretas, mas são usadas de formas distintas. Encontrasse é o verbo conjugado na 1.ª ou da 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Encontra-se é a forma verbal indicativa da 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal ou com a partícula apassivadora se.

Encontrasse

O verbo encontrar tem o significado de indicar o ato de se deparar ou de ver-se frente a frente com algo. Indica também a açã de passar a conhecer, descobrir, ir de encontro a algo, ir ao encontra de algo ou alguém, entre outros.

Encontrasse é o verbo conjugado na 1.ª ou da 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Esse tempo e modo verbal são utilizados para indicar acontecimentos que estão condicionados por outros, bem como probabilidades e desejos.

Exemplos com encontrasse

  • Se eu encontrasse o meu gato que fugiu, eu ficaria muito feliz.
  • Caso eu te encontrasse mais cedo você teria me esperado para o jantar?
  • Se eu me encontrasse com você nós poderíamos ir ao teatro juntos?
  • Se eu encontrasse um curso do meu agrado, certamente faria uma graduação.

Encontra-se

Encontras-se é o verbo conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal ou com a partícula apassivadora se. Usamos o presente do indicativo para indicar uma ação que ocorre no exato momento da sua narração, bem como uma característica do sujeito ou um estado permanente de uma situação.

A partícula se pode ser utilizada como conjugação pronominal ou como partícula apassivadora. Ao desempenhar o papel de conjugadora pronominal, a partícula faz o verbo referir-se a terceira pessoa do singular:

Encontrar: conjugação pronominal – presente do indicativo

(Eu) encontro-me
(Tu) encontras-te
(Ele) encontra-se
(Nós) encontramo-nos
(Vós) encontrais-vos
(Eles) encontram-se

Como partícula apassivadora o se é utilizado para passar a oração da voz ativa para a voz passiva, isto é, faz com que o objeto direto da oração na voz ativa passe a assumir a função de sujeito na oração na passiva. Assim, o objeto direto passa a sofrer a ação verbal.

Exemplos – conjugação pronominal

  • Ela encontra-se muito bem de saúde.
  • Minha irmã encontra-se com o namorado todos os dias.
  • A direção encontra-se completamente insatisfeita com o resultado dos alunos.

Exemplos – partícula apassivadora

  • Encontram-se muitas casas para alugar nesta época do ano.
  • Encontram-se pessoas de diferentes estados em uma universidade federal.

Encontrasse x encontra-se

Há algumas características que podem ajudar a distinguir as formas encontrasse e encontra-se. Primeiramente, a pronúncia dessas palavras é diferente. Em encontrasse, a sílaba tônica é tra (en-con-TRA-sse) e em encontra-se a sílaba tônica é con (en-CON-tra-se).

Outra distinção importante é que, no caso de encontra-se, pelo fato do se ser uma partícula indicativa de algo, o se poderá ser deslocado da palavra. Quando desempenha a função de pronome, a partícula se pode ser colocada antes do verbo caso haja uma negação na frase. Quando desempenha função de partícula apassivadora, o se pode ser suprimido da palavra caso passemos a oração da voz passiva sintética para a voz passiva analítica.

Exemplos

  • Ela encontra-se muito bem de saúde. -> Ela não se encontra muito bem de saúde.
  • Encontram-se muitas casas para alugar nesta época do ano. -> Muitas casas para alugar são encontradas nesta época do ano.