Enxame ou exame

As palavras enxame e exame estão corretas, mas têm significados diferentes.

As palavras enxame e exame estão corretas e existem na língua portuguesa. São, contudo, palavras com significados diferentes e que devem ser utilizadas em contextos distintos.

Enxame

A palavra enxame é classificada morfologicamente como um substantivo masculino cujo significado se refere a um conjunto de abelhas de uma colmeia. Por extensão, pode designar um grande número de animais e, por metáfora, pode indicar uma grande quantidade de pessoas ou coisas, sendo sinônimo de abundância.

Exemplos com enxame

  • Ela foi atacada por um enxame de abelhas.
  • Há um enxame de vespas no telhado da casa.
  • Não mexa no enxame de abelhas, elas podem atacar!

Exame

A palavra exame é também classificada como um substantivo masculino. Contudo, seu significado é bastante diferente do da palavra enxame. Exame se refere ao ato ou efeito de examinar, sendo sinônimo de análise, estudo, investigação, observação minuciosa, entre outros. No âmbito da medicina, designa a observação de um paciente por um médico e cada um de vários procedimentos que auxiliam o diagnóstico. Pode ainda significar uma prova destinada a avaliar a aptidão ou os conhecimentos de um aluno ou candidato a algum cargo, função etc.; sendo sinônimo de teste.

Exemplos com exame

  • O exame minucioso da questão certamente apresentará resultados.
  • O médico pediu exame de sangue, de glicose e de urina.
  • O exame de literatura estava muito fácil.