Esotérico ou exotérico

Esotérico e exotérico são palavras corretas, mas com significados diferentes.

As palavras esotérico e exotérico estão corretas e existem na língua portuguesa. São palavras que têm significados diferentes e que, portanto, devem ser utilizadas em contextos comunicacionais distintos.

Esotérico

A palavra esotérico, escrita com a letra s, é classificada morfologicamente como um adjetivo. Esotérico se relaciona a tradições filosóficas, doutrinas e religiões que buscam desvendar ou conhecimentos supostamente ocultos. O conjunto dessas tradições é chamado esoterismo. Assim, esotérico indica algo de difícil compreensão pelas pessoas comuns, como os conhecimentos de ordem sobrenatural. É sinônimo de hermético, obscuro, impenetrável, enigmático, misterioso e místico.

Exemplos com esotérico

  • Pesquiso sobre assuntos esotéricos.
  • A sua linguagem é muito esotérica, tornando difícil a compreensão das suas aulas.
  • Até que nem tanto esotérico assim, se eu sou algo incompreensível meu Deus é mais.” (Caetano Veloso)

Exotérico

Exotérico é também um adjetivo. Essa palavra se refere indica algo que é comum e de conhecimento público, não constituindo um mistério. É, assim, o oposto do que designa a palavra esotérico. O substantivo exoterismo é o conjunto de quaisquer conhecimentos disponíveis publicamente, sem limitações. Também entende-se como exoterismo todo o conjunto de conhecimentos universais dispostos como públicos. No âmbito da filosofia, o adjetivo exotérico qualifica os ensinamentos e doutrinas que, nas escolas da Antiguidade grega, eram transmitidos em público.

Exemplos com exotérico

  • Os conhecimentos exotéricos são divulgados ao público.
  • A sua linguagem exotérica facilita a compreensão das suas aulas.