Fã ou fan
Quando queremos nos referir àquela pessoa que tem grande admiração por algo ou alguém, frequentemente figura pública, devemos utilizar o substantivo fã. Fan, apesar de guardar semelhança sonora com fã, está incorreto e deve ser evitado na modalidade escrita da língua.
A origem do vocábulo fã está na palavra inglesa fanatic, por isso dizemos que fã é um substantivo formado através do processo do estrangeirismo. O estrangeirismo acontece quando incorporamos termos de outras línguas em nosso idioma, de forma aportuguesada ou não. No caso específico de fã, houve ainda um processo de redução do termo original.
Exemplos com fã
- Minha mãe é fã dos Beatles. Ela tem todos os álbuns originais.
- Hoje, muitas pessoas estão procurando ter fãs para aumentar sua popularidade em redes sociais.
- Fãs normalmente fazem de tudo por seus ídolos.
Como foi possível observar nos exemplos acima, o plural de fã é fãs, apenas com o acréscimo de s ao final do substantivo.
Enquanto classificação, fã é substantivo de dois gêneros, o que equivale dizer que, quer seja no gênero feminino, quer seja no gênero masculino, não haverá mudança na grafia da palavra, sendo o termo o único a ser aplicado independentemente do gênero. Veja o uso a seguir:
- Gabriela é fã de artistas que tocam rock.
- Daniel é fã de artistas que tocam samba.
- O grupo tem muito amor pelas fãs.
- O grupo tem muito amor pelos fãs.
Note que não houve mudança do vocábulo fã em nenhum dos casos em se tratando de gênero. Temos apenas alteração de número entre singular e plural.