Feche ou feixe

As palavras feche e feixe estão corretas, mas têm sentidos, pronúncia e usos diferentes.

As palavras feche e feixe são, respectivamente, um verbo e um substantivo masculino e ambas estão corretas. Essas palavras existem na ortografia da língua portuguesa e são utilizadas na linguagem corrente.

O sentido que cada uma dessas palavras gera nas frases em que são utilizadas são bem diferentes e, por isso, devemos saber o significado específico de cada uma para evitar erros de escrita e de semântica.

Feche

A palavra feche é a forma do verbo fechar conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do tempo presente no modo subjuntivo. Corresponde também ao verbo conjugado na 3ª pessoa do singular do imperativo afirmativo e negativo. O verbo fechar designa o ato de tapar a abertura de algo ou de impedir a comunicação entre o interior e o exterior de algo.

Exemplos com feche

  • Você se incomoda que eu feche a porta da sala? (1ª pessoa singular subjuntivo)
  • A criança está esperando que o pai feche os olhos por alguns minutos para fazer uma grande bagunça. (3ª pessoa singular subjuntivo)
  • Feche logo essa discussão para irmos embora. (imperativo afirmativo)

Feixe

A palavra feixe é um substantivo masculino que indica um conjunto de objetos iguais amarrados por um fio ou corda. Designa também uma grande quantidade de algo e um conjunto de raios luminosos. A palavra tem alguns significados específicos utilizados nas áreas da física, da anatomia, da óptica e da botânica.

Exemplos com feixe

  • Traga o feixe de lenha para acendermos a fogueira.
  • Qualquer pequeno feixe de luz que entra pela minha janela a noite atrapalha o meu sono.