Herói ou heroi

A forma correta é herói.

A forma correta de escrita da palavra é herói, com o uso do acento agudo. A grafia heroi está incorreta e não deve, pois, ser utilizada.

Herói

A palavra herói, classificada como um substantivo masculino, designa, na mitologia, o filho de um deus ou uma deusa com um ser humano, isto é, um semideus. Designa também um mortal divinizado após a sua morte e, por extensão, indica um notabilizado por suas realizações, seus feitos guerreiros, coragem, abnegação, magnanimidade etc.

Pode também caracterizar um indivíduo como capaz de suportar exemplarmente uma sorte incomum (infortúnios, sofrimentos) ou que arrisca a vida pelo dever ou em benefício de outrem. Indica ainda a figura central de um acontecimento ou de um período, bem como o principal personagem de uma obra literária, dramatúrgica, cinematográfica e outras.

Exemplos com herói

  • O herói Hércules era filho de Zeus e Alcmena.
  • Ele foi um grande herói durante sua vida, enfrentou tudo de cabeça erguida.
  • Seus feitos fizeram dele um grande herói.
  • Foram muitos os heróis da revolução francesa.
  • Harry Potter é o herói da famosa série de livros de J. K. Rowling.

A dúvida sobre o uso ou não da acentuação se deve ao fato de que, após a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, diversas palavras deixaram de ser escritas com o acento agudo, como: ideia, europeia, alcateia etc. O acento agudo foi abolido nos ditongos abertos ei e oi nas palavras paroxítonas. Para as palavras oxítonas, como herói, a regra não foi alterada e elas continuam sendo acentuadas.