Holerite ou olerite
A versão correta é holerite, com h inicial. Olerite é um termo que não existe e, por isso, não deve ser admitida na língua portuguesa.
Holerite é classificado enquanto substantivo masculino e faz referência ao documento utilizado como ferramenta para relacionar proventos e descontos de um pagamento durante um determinado período, normalmente um mês. Possui como formas sinonímicas demonstrativo de pagamento e contracheque.
Exemplos com holerite
- Há um erro em meu holerite: o número do CPF está invertido.
- Para o imposto de renda, é essencial apresentar todos os holerites do último ano.
- Não sei onde guardei meu último holerite.
- Toda empresa tem o dever de disponibilizar o holerite de seus funcionários antes do dia do pagamento.
- Separe todos os seus holerites e leve até o banco para que o gerente possa aprovar seu financiamento.
Origem da palavra holerite
Como é possível notar, holerite não é uma palavra que tem origem na língua portuguesa. Sua incorporação em nosso idioma deu-se pelo processo do estrangeirismo. O estrangeirismo acontece quando admitimos palavras de outros idiomas em nossa língua, com ou sem ajuste de som. Há outros exemplos de estrangeirismo em nossa língua, como show, site, pizza, abajur, barman, shopping, entre vários outros.
O vocábulo holerite tem sua origem no nome Herman Hollerith. Esse empresário norte-americano, que viveu entre 1860 e 1929, conseguiu criar uma máquina leitora das informações adquiridas por meio de censo em cartões perfurados, fazendo com que os registros de dados importantes fossem altamente simplificados.
O objetivo principal da máquina leitora de cartões perfurados de Herman Hollerith era auxiliar no recenseamento da população, mas, com o tempo, as empresas perceberam que o mesmo método seria bastante eficaz na obtenção e manutenção de dados dos funcionários, passando então a utilizar o recurso inclusive para organizar os pagamentos de todos os trabalhadores.