Imigrante ou emigrante
As palavras imigrante e emigrante estão corretas e existem na língua portuguesa, contudo possuem significados e contextos de uso diferentes.
Imigrante
A palavra imigrante é um ajetivo utilizado para caracterizar a pessoa que, vinda de outro país, se estabelece em um país estrangeiro. O prefixo in, indica “movimento para dentro”. Desse modo, o termo imigrante é utilizado para qualificar aquele que entra num país para nele viver.
Exemplos com imigrante
- Atualmente, há muitos imigrantes no Brasil.
- Os imigrantes chegarão amanhã.
Emigrante
A palavra emigrante também é um adjetivo utilizado para qualificar aquele que muda de país. Entretanto, o prefixo dessa palavra expressa “movimento para fora”. Assim, ela é utilizada para qualificar aquele que sai do seu país de origem para viver em outro.
Exemplos com emigrante
- Os emigrantes partirão amanhã.
- Os emigrantes sempre poderão retornar para os seus países de origem.
Imigrante e emigrante: diferença entre os prefixos
Como vimos, as palavras imigrante e emigrante possuem sentidos praticamente opostos. Isso acontece em função do prefixo utilizado na formação de cada uma dessas palavras.
Ambas palavras são formadas pela inserção de um prefixo na palavra migrante, cujo significado qualifica aquele que muda de uma região para outra ou de um país para outro.
O prefixo in é de origem latina e indica “movimento para dentro, negação ou privação”. Já o prefixo e é de origem grega e indica “movimento para fora”. Assim, temos:
Imigrante (in + migrante) = aquele que entra num país para nele viver.
Emigrante (e + migrante) = aquele que sai de um país para viver em outro.
Ambos adjetivos podem ser utilizados para se referir ao mesmo indivíduo, entretanto sob perspectivas diferentes. No país em que o migrante entra para viver ele será chamado de imigrante. Do ponto de vista do país que ele deixa, ele é visto como emigrante.