Inchada ou enxada

As palavras inchada e enxada estão corretas, mas possuem significados muito diferentes.

As palavras inchada e enxada estão corretas e existem na língua portuguesa.

Entretanto, essas palavras possuem significados muito diferentes e devem ser utilizadas em contextos específicos de acordo com o efeito de sentido que deseja-se produzir.

Inchada

A palavra inchada é classificada como um adjetivo e, assim, é utilizada para qualificar algo ou alguém indicando uma característica.

A palavra inchada é utilizada quando queremos qualificar algo que apresenta um aumenta de volume em qualquer parte de sua estrutura. É um adjetivo que significa proeminente ou dilatado.

Por ser um adjetivo, a palavra inchada pode variar em número (singular/plural), gênero (masculino/feminino) e em grau (diminutivo/aumentativo).

Exemplos com inchada

  • As pernas da paciente estão inchadas.
  • O homem está com o olho inchado.
  • O pé do bebê está inchadinho.

Enxada

A palavra enxada é um substantivo feminino utilizado para nomear um instrumento que consiste em uma lâmina de metal, com um orifício na parte oposta ao gume em que se encaixa um cabo em sentido perpendicular.

Esse instrumento é usado para para capinar, revolver ou cavar a terra, bem como para misturar argamassas, concretos etc.

A palavra enxada pode ser utilizada em um sentido conotativo, por meio de uma figura de linguagem chamada metonímia, para designar o trabalhador rural.

Exemplos com enxada

  • A enxada do seu João quebrou.
  • Preciso de uma enxada para capinar o lote.
  • O patrão contratou mais doze enxadas. (sentido conotativo)