Isto ou isso
As palavras isto e isso estão escritas corretamente e podem e devem ser utilizadas na língua portuguesa. Essas palavras são parecidas, mas são usadas em contextos de comunicação diferentes.
As duas palavras são classificadas como um pronome demonstrativo, pois servem para situar algo ou alguma coisa no espaço, tempo e no discurso.
A diferença principal entre as duas palavras está na parte referencial, já que se referem principalmente ao tempo e ao espaço.
Isto
A palavra isto é utilizada quando queremos demonstrar que o ser está próximo da pessoa que está falando ou situada no tempo presente quando se refere à pessoa que está falando.
É utilizado no discurso para e referir de forma catafórica, ao fazer referência a informações que não foram mencionadas durante o texto.
Exemplos com isto
- Isto é apenas mais uma situação que teremos que enfrentar.
- O aluno explicou que isto não aconteceu durante o treino.
Isso
Já a palavra isso é utilizada quando queremos demonstrar que algo não está próximo da pessoa que está falando ou situada no tempo pretérito em relação a quem está falando.
É utilizada ainda para fazer referência a aquilo que foi informado de forma anafórica, ao fazer referência a informações que já foram mencionadas durante o discurso.
Exemplos com isso
- Quando isso aconteceu foi horrível.
- O professor explicou isso na semana passada.
Devemos lembrar que as duas palavras apresentam também sentido irônico e depreciativo, quando utilizadas para se referir a objetos, pessoas ou lugares com reprovação ou menosprezo.
Exemplo
- É isto que você tem para hoje?
Também podem aparecer em discursos como uma interjeição que apresentam manifesto de apoio e aprovação.
Exemplo
- É isso! Nós conseguimos encontrar a resposta.