Licença ou licensa

A forma correta de escrita da palavra é licença, com ç.

A forma correta de escrever a palavra é licença, com ç. A grafia licensa está incorreta e não deve ser utilizada na língua portuguesa, pois configura erro de ortografia.

Licença

A palavra licença é um substantivo feminino cujo significado designa a permissão ou autorização formal para fazer alguma coisa, ou seja, é sinônima de aprovação ou consentimento. Também se refere a uma dispensa do trabalho ou de outra atividade.

Indica também o certificado ou documento que autentica uma autorização para o exercício de certas atividades. A palavra licença também é utilizada para indicar a quebra de regras e convenções sociais.

Exemplos com licença

  • Preciso de uma licença para viajar, pois sou menor de idade.
  • Ficará de licença do trabalho por dois meses.
  • Este estabelecimento possui licença da ANVISA para comercializar medicamentos.
  • A licença poética permite que os artistas transgridam a gramática normativa.

A palavra licença é originada na palavra latina licentia. A sílaba final da palavra em latim tia evoluiu para a sílaba ça no português.

Desse modo, a palavra licença é escrita com cê-cedilha. Contudo, as palavras cognatas de licença, como licenciado, licenciação, licenciamento, licenciatura, são escritas sem cedilha. O cê-cedilha (ç) é utilizado apenas com as vogais a, o, u para obtenção do som s. Assim temos o seguinte grupo silábico: ça, ce, ci, ço, çu.