Medeia ou media

As duas palavras estão corretas, mas não são sinônimas. Medeia corresponde à 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo e à 2.ª pessoa do singular do imperativo do verbo mediar. Media corresponde à 1.ª e à 3.ª pessoas do singular do pretérito imperfeito do verbo medir.

As duas palavras existem e podem ser usadas. Medeia e media, no entanto, possuem significados e usos completamente diferentes.

Medeia

Medeia corresponde à 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ( ela medeia) e à 2.ª pessoa do singular do imperativo do verbo mediar (medeia tu). Embora a maioria dos verbos terminados em -iar sejam regulares, alguns (odiar, incendiar, remediar, ansiar, mediar e seus derivados) são irregulares e recebem uma letra e nas suas formas rizotônicas (aquelas em que a sílaba tônica está no radical da palavra).

Mediar significa participar de uma discussão, de um debate mediador, aquele que faz conexões entre as partes, que conduz a discussão ou debate. Mediar também pode significar estar no meio, na conexão entre assuntos ou épocas distintos. Por fim, mediar também significar dividir algo ao meio e estar na média.

Exemplos com medeia

  • O professor medeia o debate sobre mudança climática.
  • A Alemanha medeia a discussão entre os dois lados do conflito.
  • Medeia este bolo e estará tudo certo. (imperativo)

Media

Media corresponde à 1.ª e à 3.ª pessoas do singular do pretérito imperfeito do verbo medir (eu media, ele media). Medir significa determinar a grandeza de algo, sobretudo a grandeza espacial, o comprimento, a altura, a área, o volume. Medir também pode significar ponderar, regular algo, sobretudo as palavras que se dirige a alguém. Por fim, medir pode significar comparar-se com alguém na força, numa briga, numa discussão.

Exemplos com media

  • Ele media a extensão do terreno com uma vara.
  • Eu media com exatidão a quantidade de água no recipiente.
  • Cuidadosa, ela sempre media suas palavras quando conversava com a sogra.