Meio-dia e meio ou meio-dia e meia

A forma correta da expressão é meio-dia e meia.

A forma correta da expressão é meio-dia e meia. A expressão meio-dia e meio, apesar de muito utilizada, está incorreta sob o ponto de vista gramatical.

Meio-dia e meia

A expressão meio-dia e meia é utilizada para indicar as horas do dia (12H30). Essa expressão é formada pelas palavras meio e dia. A palavra meio pode atuar nas frases como um numeral, como um adjetivo ou como um advérbio.

Neste caso, a palavra meio é empregada como adjetivo nos dois momentos: no primeiro qualifica a palavra dia (meio-dia = metade de um dia); no segundo qualifica a palavra hora que está implícita na frase (meia = metade de uma hora).

Por ser utilizada como um adjetivo, a palavra meio deve concordar com o substantivo ao qual se refere: dia = substantivo masculino, logo o adjetivo também fica no masculino: meio; hora = substantivo feminino, o adjetivo fica no feminino: meia.

Exemplos com meio-dia e meia

  • Já são meio-dia e meia.
  • Amanhã irei sair quando for meio-dia e meia.
  • Almoço todos os dias ao meio-dia e meia.

A confusão entre as expressões meio-dia e meio e meio-dia e meia se deve ao fato do falante não identificar se a palavra meio está atuando na frase como adjetivo ou como advérbio.

Quando a palavra meio tiver a função de advérbio, ela será invariável. Para saber se a palavra é um adjetivo ou um advérbio basta fazer uma simples substituição:

  • quando é adjetivo: pode ser substituída pela palavra metade.
  • quando é advérbio: pode ser substituída pelas palavras mais ou menos.

Exemplos

  • Eu pedi meia taça de vinho. (meia = metade de um taça -> adjetivo, concorda com o substantivo)
  • Hoje ela está meio triste. (meio = mais ou menos triste -> advérbio, invariável)