Menos ou menas

A forma correta da palavra é menos, a grafia menas não deve ser utilizada.

A forma correta da palavra é menos, sendo a grafia e pronúncia menas consideradas incorretas do ponto de vista gramatical da língua portuguesa.

Menos

A palavra menos é muito utilizada na língua portuguesa. Ela pode ser utilizadas nas frases como um advérbio, como uma preposição, como um pronome ou ainda como um substantivo masculino.

Quando é utilizada como advérbio de intensidade, a palavra menos designa aquilo que se encontra em menor quantidade ou em menor intensidade. Quando é uma preposição a palavra assume o significado de exceção. Como pronome e substantivo apresenta o mesmo significado de quando é utilizada como advérbio: expressa aquilo que se encontra em menor número ou quantidade e aquilo que tem menor importância.

Os advérbios são formas invariáveis, isto é, não flexionam em gênero e número. Desse modo, a palavra menos não aceita a forma variada menas.

Exemplos com menos

  • Ele é menos forte do que o irmão.
  • Temos menos vagas do que tínhamos no ano passado.
  • Todos poderão fazer a prova substitutiva, menos os que chegarem atrasados.
  • O menos importante é a quantidade, queremos alta qualidade para os novos produtos.

Menas: uso especial

Como visto, a palavra menas não existe na ortografia da língua portuguesa. Entretanto, na era da internet e dos memes a linguagem é cada vez mais explorada. Assim, surgiu um meme com a expressão “seje menas” para ser utilizado quando alguém exagera ou passa a ser inconveniente.

Ambas palavras utilizadas na expressão do meme estão incorretas do ponto de vista gramatical, contudo o seu uso acontece em contextos informais de comunicação. Apesar disso, jamais deve-se utilizar esse tipo de expressão em contextos comunicativos formais, como em redações, apresentações de trabalhos, e-mails profissionais etc.