O moral ou a moral?

A palavra moral pode ser utilizada no feminino ou no masculino, mas o sentido é alterado.

As duas possibilidades existem e estão corretas em Língua Portuguesa, mas há diferenças de sentido entre uma e outra forma, uma vez que elas não constituem sinônimos e a escolha entre o gênero feminino ou masculino não depende da escolha do usuário da língua.

O moral

O moral, do vocábulo latino moralis e pertencente à classe de palavras dos substantivos, diz respeito à forma como alguém se sente, ao estado de espírito. Com esse significado, admite-se apenas o gênero masculino.

Exemplos com o moral

  • Estou me sentindo muito mal hoje. Vou ao salão de beleza para ver se o cabeleireiro dá uma levantada no meu moral (moral: estado de espírito).
  • Após a palestra, todos os participantes saíram com o moral elevadíssimo (moral: estado de espírito).
  • Nem mesmo um aconselhamento foi suficiente para levantar o moral dela (moral: estado de espírito).

A moral

A moral, também substantivo, faz referência ao conjunto de princípios, regras, que norteiam algo ou ao resumo, lição de uma história. Com esses sentidos, moral será sempre substantivo feminino.

Exemplos com a moral

  • A sociedade precisa de uma nova moral se quiser voltar a funcionar (moral: conjunto de regras).
  • Não consegui entender a moral da história (moral: lição/resumo).
  • A moral e os bons costumes precisam ser reativados nos dias atuais dentro da sociedade (moral: conjunto de regras).

Moral ainda pode ser aplicado em nossa língua enquanto adjetivo para expressar aquilo que demonstra respeito. Enquanto adjetivo, moral é uniforme, o que significa dizer que o termo pode ser usado tanto com palavras femininas quanto com palavras masculinas.

Exemplos

  • Todos os filhos têm o dever moral de obedecer a seus pais (dever: substantivo masculino).
  • A conduta moral esperada de todo cidadão de bem é a honestidade e o respeito para com todos os seus semelhantes (conduta: substantivo feminino).