Ombridade ou hombridade

A grafia correta é hombridade, embora ombridade esteja registrada na ortografia do português.

A forma mais correta de escrita da palavra é hombridade, com a letra h. Embora a palavra ombridade apareça registrada no vocabulário ortográfico da língua portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras, ela não consta na maioria dos dicionários. Assim, deve-se optar sempre pela grafia hombridade.

Hombridade

Hombridade é uma palavra classificada como um substantivo feminino cujo significado caracteriza o termo ao qual se refere como detentos de um aspecto varonil e másculo. Por extensão, a palavra designa também aquele ou aquela que possui nobreza de caráter, dignificdade e brio.

Exemplos com hombridade

  • Dizem que sua melhor característica é a sua implacável hombridade.
  • Sempre enfrentou as dificuldades com bastante hombridade.

Pela história da língua portuguesa, sabemos que o substantivo hombridade existe no português desde meados do século XVI e é derivado do espanhol hombredad. Essa palavra, em sua origem, surgiu para nomear uma qualidade exclusivamente masculina. Hombridade era a princípio, e de modo literal, um sinônimo de virilidade. Ocorre que, num tempo em que tais atributos eram socialmente muito mais valorizados nos homens, rapidamente se confundiu com qualidades como honradez, retidão de caráter e até mesmo coragem. Atualmente, em tais acepções da palavra o substantivo pode ser aplicado também a mulheres que sejam honradas e corajosas. O uso ou não dessa palavra fica a critério do falante.