Perca ou perda

As duas formas de escrita estão corretas, mas possuem significados e usos diferentes.

As palavras perca e perda estão corretas e ambas existem na língua portuguesa. Entretanto, essas palavras possuem classificações e contextos de uso diferentes.

Perca

A palavra perca é classificada como um verbo. É a forma verbal do verbo perder quando conjugado na primeira pessoa do singular do presente no modo subjuntivo.

O verbo perder pode assumir diferentes sentidos de acordo com o contexto em que está sendo utilizado. O sentido mais comum é o de ficar sem a posse de algo.

O modo subjuntivo dos verbos é usado para indicar uma ação sobre a qual não se tem certeza, isto é, uma ação denotada como um fato possível de acontecer ou desejado.

O verbo poder também apresenta o sentido de: deixar ficar (algo) em algum lugar, por esquecimento ou distração; deixar de ter uma habilidade ou conhecimento; passar a ter menos do que tinha; ter mau êxito em algo ou sofrer uma derrota; deixar escapar algo; deixar cair no esquecimento, entre muitos outros.

Exemplos com perca

  • Caso eu perca o jogo ficarei muito triste.
  • Caso eu perca meu tempo livre ficarei muito estressada.

Perda

A palavra perda é classificada como um substantivo do gênero feminino. Essa palavra é oriunda do verbo perder e possui significados semelhantes aos do verbo.

O significado mais usual da palavra perda é designar o ato ou efeito de perder algo. Pode também assumir o sentido de deixar de possuir algo; de morte; de destruição ou aniquilamento; de derrota; de diminuição de algo, entre outros.

Exemplos com perda

  • Marcelo sofreu ao mesmo tempo a perda da sua casa e do seu emprego.
  • Sentiu muito a perda do avô.
  • A enchente causou a perda de muitas vidas.
  • Dessa vez a perda foi no jogo e no amor.
  • A perda de altura do avião assustou os passageiros.