Plural de eu

O pronome de eu pode ser nós ou eus.

A palavra eu pode funcionar tanto como pronome como substantivo. No caso de ser um pronome, seu “plural” seria o pronome nós. No caso de ser um substantivo, sua forma plural é eus.

Veja também: nós ou a gente?

Eu: pronome

Eu é um pronome pessoal do caso reto. Nesse sentido, pode ser usado como sujeito e como predicativo de uma oração. Pode, ainda, indicar de que pessoa do discurso se trata numa ação ou evento. O pronome eu corresponde à 1.ª pessoa do singular. É usado para indicar que o sujeito falante da oração é o responsável único pela ação ou o único sobre o qual a ação recai.

O plural dessa pessoa do discurso é a 1.ª pessoa do plural, à qual corresponde o pronome nós. Sendo assim, é correto considerar o “plural” de eu, enquanto pronome, como sendo o pronome nós.

  • Eu vou à praia – Nós vamos à praia.
  • Eu trabalho aqui – Nós trabalhamos aqui.
  • Eu gosto de pizza – Nós gostamos de pizza.

Eu: substantivo

A palavra eu pode, ainda, funcionar como um substantivo, tendo aí os significados: modo de ser de alguém; o mesmo que ego, segundo a psicanálise; voz que se manifesta num texto, como, por exemplo, o eu lírico; entre outros significados.

O substantivo eu segue a regra mais comum de formação de plural, que é a simples adição de uma consoante s ao final da palavra. Esse princípio é válido para a maioria dos substantivos terminados por vogal, caso em que se encaixa o substantivo eu. Temos, assim, o plural eus para o substantivo eu:

  • Eu tenho muitos eus em mim.
  • Todos os meus eus concordam com essa afirmação.
  • Nem duzentos eus seriam capazes de quebrar essa pedra.