Plural de próximo
A forma plural de próximo, como adjetivo ou substantivo, é próximos. O adjetivo e substantivo próximo designa aquilo que está a pouca distância, que está relacionado, que é íntimo ou que vem em seguida. Como advérbio de lugar, próximo é invariável no plural e indica que a ação da oração se dá à pouca distância, espacial ou simbolicamente, do falante da oração ou de algum outro elemento da oração.
Exemplos
- Meus avós não eram muito próximos.
- Embora próximos, eles se conheciam muito pouco.
- Os próximos da lista, por favor, se aproximem.
Próximo como adjetivo e substantivo
A palavra próximo pode ser usada como adjetivo e substantivo, e, nesse caso, como todos os adjetivos e substantivos, ela varia em relação ao número gramatical e ao gênero.
Se o sujeito ou objeto da oração estiverem no plural, o adjetivo próximo concordará com eles e também irá para o plural. Próximo forma plural como as palavras terminadas por vogal normalmente formam, ou seja, é-lhe adicionado um s final.
- próximo dia – próximos dias;
- pessoa próxima – pessoas próximas;
- o próximo – os próximos.
Próximo como advérbio
A palavra próximo pode, ainda, ser usada como advérbio. Nesse caso, como todos os advérbios, próximo é invariável, seja em relação ao número gramatical, seja em relação ao gênero. Portanto, mesmo que o sujeito ou o objeto da oração estejam no plural, o advérbio próximo não se alterará.
- O acidente foi próximo daqui.
- Os acidentes foram próximo daqui.
- Havia uma mulher próximo da árvore.
- Havia duas mulheres próximo da árvore.
Uma dica para saber se a palavra próximo está funcionando como adjetivo ou advérbio é tentar substituí-la pela palavra perto, que é sempre advérbio. Sendo possível a substituição, a palavra próximo será advérbio, e não adjetivo.
- O acidente foi próximo daqui. = O acidente foi perto daqui.
- O próximo a dizer isso será expulso. = O perto a dizer isso será expulso. (não é possível a substituição).