Plural de qualquer

O plural é quaisquer.

O plural de qualquer é quaisquer. A palavra qualquer é um pronome indefinido utilizado para designar uma pessoa ou coisa sem especificação.

Exemplos

  • Quaisquer sugestões serão bem recebidas.
  • Quaisquer que sejam as dificuldades, não desista dos seus planos facilmente.
  • Os alunos desta escola, quaisquer que sejam, são muito estudiosos.

Formação do plural

Na língua portuguesa há dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular indica apenas um ser e o plural indica dois ou mais seres.

A regra geral de formação do plural determina que basta acrescentar a letra s à palavra no singular. Geralmente, essa regra é válida para todos os substantivos terminados em vogais. No caso dos substantivos terminados em -r, geralmente, a formação do plural é feita acrescentando –es à palavra no singular. Contudo, a palavra qualquer é uma exceção à essa regra.

Qualquer é uma palavra formada a partir de composição por justaposição, ocorrendo a junção de duas palavras que formam um só vocábulo, sem que haja alteração desses elementos formadores: qual + quer = qualquer.

Na formação do plural de qualquer ocorre apenas a flexão em número da primeira palavra, ou seja, qual passa para quais. A segunda palavra, sendo um verbo, permanece igual: quer. Origina-se assim a palavra quaisquer.