Pode-se dizer, pode se dizer ou pode dizer-se

As três formas estão corretas e são sinônimas.

As três formas existem e podem ser usadas. Pode-se dizer, pode se dizer e pode dizer-se possuem os mesmos significados e podem ser usadas nos mesmos contextos.

Pode-se dizer, pode se dizer e pode dizer-se

Pode-se dizer, pode se dizer e pode dizer-se são locuções verbais formadas pelos verbos pode e dizer e o pronome átono se. O verbo poder, nessas locuções, expressa a ideia de possibilidade, capacidade, intenção.

No português, os pronomes átonos costumam ser colocados após o verbo, naquilo que se denomina ênclise. No caso de locuções verbais, a ênclise pode ocorrer tanto no verbo auxiliar quanto no verbo principal. No caso da locução aqui tratada, o pronome átono se pode ocorrer tanto após o verbo auxiliar pode, quanto após o verbo principal dizer.

No português do Brasil, no entanto, o mais comum é o uso da próclise, que é a colocação do pronome átono antes do verbo. No caso de locuções verbais, essa possibilidade só se aplica ao verbo principal. É correta, portanto, a forma pode se dizer, na qual ocorre próclise, com a colocação do pronome átono se antes do verbo principal dizer.

Exemplos com pode-se dizer, pode se dizer e pode dizer-se

  • Pode-se dizer que ele já não mora aqui.
  • Pode se dizer que ele já não mora aqui.
  • Pode dizer-se que ele já não mora aqui.
  • Pode-se dizer que estou apaixonado.
  • Pode se dizer que estou apaixonado.
  • Pode dizer-se que estou apaixonado.