Por isso ou por isto
As locuções por isso e por isto estão corretas e existem na língua portuguesa. Essas locuções são muito utilizadas e indicam uma consequência daquilo que foi dito ou feito. Assim, estabelecem uma relação semântica com um acontecimento anterior.
Por isto e por isto podem ser utilizadas com o mesmo sentido, sendo apenas uma questão referencial o que distingue as duas locuções:
- É por isso que você foi embora?
- É por isto que você foi embora?
Por isso
A locução por isso é formada pela preposição por e pelo pronome demonstrativo isso. Os pronomes demonstrativos são utilizados para situar a pessoa ou a coisa designada em relação às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. São também utilizados para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou algo que se vai mencionar.
O pronome isso é utilizado para indicar algo que está perto da pessoa a quem se fala, isto é, que está longe da pessoa que fala. Quando situa algo no tempo, isso é utilizado para designar algo que está em um momento passado ou futuro com relação à época em que se coloca a pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que foi mencionado no discurso.
Exemplos com por isso
- Estou tomando antibiótico, por isso estou com dores no estômago.
Por isto
O pronome isto deve ser empregado para indicar que algo está perto da pessoa que fala. Também é utilizado para indicar o tempo presente em relação à pessoa que fala e para referir o que vai ser mencionado no discurso.
Exemplos com por isto
- Estou com dores no estômago por isto: estou tomando antibiótico.