Portanto ou por tanto
A palavra portanto e a expressão por tanto estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, essas palavras devem ser usadas de formas distintas, uma vez que o seu uso inadequado pode causar alterações de sentido.
Portanto
A palavra portanto é classificada morfologicamente como uma conjunção. As conjunções são utilizadas para estabelecer relações de sentido entre termos semelhantes de uma oração ou entre duas orações.
A palavra portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva utilizada para introduzir uma oração que contenha a conclusão de um raciocínio ou exposição de motivos anteriores, assim sendo, é sinônimo de logo, por isso, por conseguinte, consequentemente, desse modo etc.
Exemplos com portanto
- Não atingiu a nota mínima, portanto não será aprovado.
- Estava doente, portanto não foi ao trabalho.
- Você não atende aos pré-requisitos para cursar esta disciplina, portanto não foi matriculado.
Por tanto
A expressão por tanto também está correta e é utilizada na língua portuguesa para indicar uma quantidade indeterminada. Essa expressão é formada pela preposição por e pela palavra tanto, que pode atuar como um adjetivo, um substantivo, um advérbio ou um pronome indefinido.
Por tanto é sinônimo de quantidade. É uma expressão que varia quanto ao gênero e ao número: por tanta, por tantas, por tantos.
Exemplos com por tanto
- Fiquei muito feliz por tantos presentes que recebi.
- Pode ficar com o meu livro por tanto tempo que precisar.
- Voltei de viagem e me surpreendi por tanto carinho que recebi.