Presar ou prezar
As palavras presar e prezar estão corretas e ambas existem na língua portuguesa, contudo são utilizadas com sentidos diferentes. A palavra presar possui um uso restrito e praticamente não é muito empregada, mas faz parte da ortografia do português.
Presar
A palavra presar é o termo antigo referente ao verbo apresar. Apresar e, consequentemente, presar possui o sentido de designar o ato de fazer algo de presa, de prender, apreender ou capturar.
A forma presar praticamente não é mais utilizada atualmente, sendo mais comum o termo apresar que também possui uso restrito.
Exemplos com presar
- O garoto gosta de presar pássaros em gaiolas.
- Depois de muita demora, a polícia conseguiu presar o mandante do crime.
Prezar
A palavra prezar é classificada morfologicamente como um verbo cujo significado expressa o sentimento de alta consideração e respeito por algo ou alguém, é sinônima de estimar e respeitar. Também indica o desejo de querer algo para si, sendo sinônima de desejar e almejar. O verbo prezar pode também designar o sentimento de orgulho de si mesmo e de amor-próprio.
O particípio do verbo prezar, a palavra prezado, é utilizado como um adjetivo. Assume o mesmo sentido da forma verbal e indica a estima e o respeito por algo.
Exemplos com prezar
- Tenho muito prezar pela sua mãe.
- Eu prezo a maioria dos meus amigos.
- Prezo muito o meu descanso e não abro mão do meu tempo livre.
- Prezo pelo meu bem estar físico e mental.
- Prezo muito pela paz!
- Alguém que se preze jamais faria isto!