Protestar, pretestar ou pretextar

Protestar e pretextar existem, mas não são sinônimas. Pretestar não existe. Protestar é realizar um protesto, uma reivindicação. Pretextar é apresentar um pretexto.

Protestar e pretextar existem e podem ser usadas. Pretestar não existe e não deve ser usada. Protestar e pretextar, no entanto, têm significados e usos distintos.

Protestar

Protestar é um verbo, com origem no latim protestare. Por isso, deve ser grafado com o na primeira sílaba. Protestar normalmente é usado com o sentido de realizar um protesto, uma manifestação pública com o intuito de reivindicar algo, mas também pode se referir a uma reclamação de modo geral. Protestar pode ainda significar cobrar um pagamento, por meios jurídicos, e realizar um juramento, um compromisso público.

Exemplos com protestar

  • Os funcionários resolverão protestar por melhores salários.
  • Depois de o filho protestar, a mãe retirou o espinafre do prato.
  • Se a justiça protestar, o devedor deverá realizar o pagamento em até um mês.
  • Protestar e não cumprir é algo muito comum na política.

Pretextar

Pretextar é um verbo transitivo. Deriva de pretexto, que, por sua vez, provém do latim praetextus, o que explica serem essas palavras grafadas com e e x. Pretextar, portanto, nada mais é que apresentar um pretexto, uma desculpa. É sinônimo de desculpar-se, alegar.

Exemplos com pretextar

  • O réu resolveu pretextar que não tinha conhecimento das ilegalidades.
  • A esposa gosta de pretextar que está cansada.