Radioatividade ou radiatividade

As duas formas existem e estão corretas. As duas se referem ao mesmo fenômeno, que é a emissão de partículas radioativas.

As duas palavras existem no português e estão corretas. Podem ser usadas como sinônimas, embora a forma radioatividade seja muito mais comum. Radioatividade e radiatividade designam a propriedade que certas substâncias têm de emitir raios invisíveis ao olho nu, mas que afetam profundamente os seres vivos.

Radioatividade e radioatividade

Radioatividade e radiatividade são substantivos masculinos, formados pela união de “radio” e “atividade”. No caso de radioatividade, ocorre composição por justaposição, ou seja, as duas palavras originais se mantêm intactas. Já em radiatividade, ocorre composição por aglutinação, em que um dos termos, radio, perde a letras “o”.

Os termos se referem à propriedade de emitir partículas radioativas, ou ao fenômeno em si. A radioatividade ou radiatividade não é perceptível a olho nu, mas é extramente perigosa para os seres vivos. A forma radioatividade é muito mais usada, tanto por cientistas quanto por leigos, mas isso não significa que radiatividade esteja incorreta.

Exemplos com radioatividade e radiatividade

  • Os pesquisadores detectaram um elevado nível de radioatividade na fábrica.
  • O urânio é um elemento muito famoso pela sua radiatividade.
  • A radioatividade pode ser muito útil para a medicina.