Retem, retém ou retêm

As duas formas existem, mas não são sinônimas. Retém corresponde à conjugação do verbo reter na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Retêm corresponde à conjugação do verbo reter na 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo

As formas retém e retêm existem e podem ser usadas. A forma retem não existe e não deve ser usada. As formas retém e retêm, no entanto, correspondem a distintas conjugações do verbo reter e devem ser usadas em contextos distintos.

Retém e retêm

Retém corresponde à conjugação do verbo reter na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ela retém) na 2.ª pessoa do singular do imperativo (retém tu!). Retêm corresponde à conjugação do verbo reter na 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo (eles retêm).

As duas palavras são pronunciadas da mesma forma, e o fato de serem usados acentos diferentes para uma e outra se deve apenas à necessidade de diferenciá-las. Esses acentos são, aliás, chamados de acentos diferenciais.

Reter significa conter o funcionamento ou movimento de algo, manter em sua posse ou em seus domínios e retirar a liberdade, aprisionar. É sinônimo de guardar, prender, conter, bloquear, entre outras.

Exemplos com retém e retêm

  • A célula retém a toxina.
  • As células retêm a toxina.
  • O governo retém as informações sobre o caso.
  • Os governos retêm as informações sobre o caso.
  • Retém teus sentimentos e acabarás por adoecer.