Rubrica ou rúbrica

A forma correta de escrita é rubrica, sem o acento. A grafia rúbrica está incorreta.

A forma correta de escrever a palavra é rubrica, sem o uso do acento agudo. A grafia rúbrica está incorreta e não deve ser utilizada na escrita.

Rubrica

A palavra rubrica é classificada como um substantivo do gênero feminino. Comumente, essa palavra é usada com o significado de designar uma assinatura abreviada geralmente reduzida às iniciais do nome de quem assina. Também é muito utilizada para a indicação geral do assunto ou da categoria de algo.

Apesar desses serem os sentidos mais usuais, o substantivo rubrica pode apresentar outros significados, usados com menor frequência no cotidiano.

O termo rubrica também pode designar uma pequena anotação ou comentário escrito que possui a função de orientar algo que será executado. As rubricas são muito utilizadas nos roteiros de teatro e cinema para indicar movimentos, expressões ou gestos dos atores.

Em partituras musicais a rubrica indica como certo trecho musical deverá ser executado.

Na área das artes gráficas e da tipografia, a palavra rubrica designa a alteração que se faz numa chapa tipográfica, depois de impressa, para adaptá-la a um novo trabalho.

Quaisquer que sejam os sentidos que a palavra rubrica apresente, ela sempre será escrita sem acento.

Exemplos com rubrica

  • Por favor, deixe sua rubrica na frente e sua assinatura completa no verso do documento.
  • O livro oriundo de sua dissertação será publicado sobre a rubrica de ciências sociais.
  • Preste atenção nas rubricas para melhorar sua atuação nesta cena.
  • Você não viu a rubrica? Este trecho da música é mais lento!