Saudade ou saudades

As palavras saudade e saudades estão corretas e podem ser usadas na língua portuguesa.

As palavras saudade e saudades são substantivos registrados no vocabulário ortográfico da língua portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras. Estão, portanto, corretas e existem em nosso idioma. Contudo, há divergências entre os linguistas sobre a aceitação ou não do uso da palavra saudades, no plural.

Saudade: substantivo abstrato

A palavra saudade é um substantivo feminino classificado como substantivo abstrato. Os substantivos abstratos indicam estados, qualidades e sentimentos: amor, ciúme, felicidade, raiva, beleza, entre outros. Segundo os tradicionalistas, os substantivos abstratos não podem ser flexionados no plural, uma vez que, sob essa perspectiva, seria impossível contar a saudade, o ciúme ou a felicidade.

Contudo, a língua é um elemento dinâmico e em constante evolução. A tendência atual é o uso do plural, não em todos os substantivos abstratos, mas especialmente nas palavras saudades, felicidades, ciúmes, lembranças. Segundo uma perspectiva mais atual e flexível da língua, estes substantivos podem ser usados no singular ou no plural, desde que não haja alteração do sentido principal que transmitem. Afinal, é possível sentir várias saudades: da infância, da família, da escola, da namorada… Assim, o uso da palavra no singular ou no plural é gramaticalmente correto.

Exemplos

  • Sinto muita saudade da minha cidade natal.
  • Sinto muitas saudades da minha cidade natal.
  • Estou com muita saudade de você!
  • Estou com muitas saudades de você!

Concordância com singular e plural

Quando usa-se a forma singular ou plural é preciso ter atenção para que os outros termos da oração concordem com a palavra em número:

  • Minha saudade da infância é enorme. (singular)
  • Minhas saudades da infância são enormes. (plural)