Semiaberto, semi-aberto ou semi aberto

O correto é semiaberto. As formas semi aberto e semi-aberto não devem ser usadas.

Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a forma correta de escrita da palavra é semiaberto. As grafias semi aberto e semi-aberto estão ortograficamente incorretas e não devem ser utilizadas.

Semiaberto

A palavra semiaberto é classificada morfologicamente como um adjetivo e, assim, é utilizada para qualificar e caracterizar os termos aos quais se refere, sendo eles, geralmente, substantivos. Semiaberto caracteriza algo que não se encontra inteiramente aberto e, portanto, está entreaberto. É também a forma de se qualificar o regime carcerário em que o preso goza de liberdade relativa, permanecendo na prisão durante a noite, para dormir, e ficando livre durante o dia.

Exemplos com semiaberto

  • Hoje o tempo está semiaberto.
  • É inacreditável que haja um deputado eleito que está em regime semiaberto.
  • O céu ficará semiaberto durante grande parte da manhã.

A palavra semiaberto é formada por derivação prefixal, processo em que insere-se um prefixo em uma palavra já existente: -semi + aberto = semiaberto. Segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico, não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da que inicia o segundo elemento: semiaberto, semiárido, semiamigo, semibárbaro, semibreve etc.