Sobre-humano ou sobrehumano

A forma correta é sobre-humano.

A forma correta de escrita da palavra é sobre-humano com uso do hífen. A grafia sobrehumano está incorreta e não deve ser utilizada na língua portuguesa.

Sobre-humano

A palavra sobre-humano é classificada morfologicamente como um adjetivo e é utilizada para caracterizar algo ou alguém que vai além da natureza humana, que qualifica-se como sobrenatural. Também designa aquilo que é de méritos inexcedíveis, algo altamente elevado.

Exemplos com sobre-humano

  • É uma pessoa que possui compreensão sobre-humana.
  • Tenho muito medo de estudos fenômenos sobre-humanos.
  • Ele tem uma dedicação sobre-humana às causas sociais de sua comunidade.
  • Realizou um esforço sobre-humano para alcançar o objetivo que desejava.

Segundo as novas regras ortográficas, nas palavras formadas por derivação prefixal, processo no qual insere-se um prefixo em uma palavra já existente (sobre + humano = sobre-humano), utiliza-se hífen em dois casos: quando a segunda palavra é iniciada pela letra h ou quando a segunda palavra é iniciada pela mesma letra final do prefixo. Desse modo, a palavra sobre-humano deve ser escrita com hífen.

Veja outras casos que geram dúvidas quanto ao uso do hífen: semi-novo e seminovo, antessala e ante-sala, contra-senso e contrassenso, contra-cheque e contracheque, auto-retrato e autorretrato.