Sóis ou sois
As palavras sóis e sois estão corretas e fazem parte do vocabulário da língua portuguesa. São, contudo, detentoras de significados diferentes: sóis é o plural de sol e sois é uma forma conjugada do verbo ser.
Sóis
A palavra sóis é um substantivo masculino e corresponde à forma plural do substantivo sol. O sol é a estrela que faz parte da Via Láctea e que é o centro do sistema planetário, do qual participa a Terra. O plural de sol é formado seguindo a regra de formação de plural das palavras terminadas em al, -el, -ol, -ul, na qual ocorre a substituição do –l por –is: sol – sóis.
Exemplos com sóis
- Se com um sol já morremos de calor, imagina se houvesse dois sóis?
- Meus irmãos são os sóis da minha vida!
- “Eu só queria te contar que eu fui lá fora e vi dois sóis num dia e a vida que ardia sem explicação.” (Nando Reis)
Sois
O vocábulo sois, sem acentuação gráfica, corresponde ao verbo ser quando conjugado na 2.ª pessoa do plural do presente do indicativo (vós sois). O verbo ser é um verbo irregular e é muito utilizado pelos falantes, possuindo uma grande variedade de significados. Pode significar o ato de estar, constituir, acontecer, referir-se, pertencer e descender, entre muitos outros.
Atualmente, o uso do pronome pessoal vós é cada vez mais reduzido entre os falantes, sendo utilizado quase unicamente em linguagem literária ou em contextos extremamente formais.
Exemplos com sois
- Será que posso acreditar que vós sois pessoas confiáveis?
- Vós sois os nossos mais ilustres artistas plásticos desta década!
Veja também qual é o plural de sol.