Supérfluo ou supérfulo
Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a maneira correta de escrita da palavra é supérfluo. A grafia supérfulo está errada e não deve ser usada na escrita.
Supérfluo
A palavra supérfluo pode ser classificada como um adjeitvo ou como um substantivo masculino, de acordo com as funções que realiza numa frase. Em ambos os casos, a palavra apresenta sentidos semelhantes: quando é adjetivo caracteriza aquilo que é demais e torna-se inútil por excesso, sendo algo descartável e sem necessidade. Como substantivo masculino também se refere ao que é desnecessário.
Exemplos com supérfluo
- Não podemos mais gastar dinheiro com o que for supérfluo.
- Os direitos básicos como alimentação e moradia não são supérfluos.
- Eles possuem um patrimônio supérfluo.
- Gostaria que você fosse menos supérfluo.
- Aquela loja para turistas só vende artefatos supérfluos.
A palavra supérfluo tem sua origem na palavra latina superfluus e, por razões etimológicas, deve ser escrita mantendo-se o encontro consonantal -fl. O encontro entre essas duas consonantes é chamado de encontro consonantal puro (ou perfeito), uma vez que, na divisão silábica da palavra, as consoantes permanecem dentro de uma mesma sílaba: su-pér-flu-o.
Há uma tendência dos falantes do português de pronunciarem sílabas simples (consoante + vogal) que são as mais comuns em nosso idioma, assim o erro na pronúncia da palavra supérfluo ocorre devido a essa tendência. O erro na pronúncia, por sua vez, influencia no erro da escrita.