Vende-se casas ou vendem-se casas

O correto é vendem-se casas. A expressão vende-se casas é gramaticalmente incorreta.

A forma correta é vendem-se casas. A expressão vende-se casas está gramaticalmente incorreta, pois não apresenta concordância verbal entre os termos da oração, uma vez que sujeito e verbo não estão concordando em número.

Partícula se

A partícula se pode desempenhar duas funções sintáticas principais na língua portuguesa: partícula apassivadora ou índice de indeterminação do sujeito. Quando utilizada com verbos transitivos diretos (que não são regidos por preposição), como o caso do verbo vender, a partícula se sempre será partícula apassivadora. Desse modo, o se é utilizado para transformas o objeto direto da oração na voz ativa em sujeito da oração na voz passiva sintética:

  • Casas são vendidas. (voz ativa; objeto direto: casas)
  • Vendem-se casas. (voz passiva sintética; sujeito: casas)

Vendem-se casas

A forma correta da expressão é vendem-se casas porque, segundo as regras gramaticais sobre concordância verbal, o verbo sempre deve concordar em número e em pessoa com o seu sujeito. Como o sujeito casas está no plural, o verbo também deve ficar no plural. Uma forma simples de saber se o verbo deve ir ou não para o plural em orações com a partícula se é observar se há ou não a ocorrência de uma preposição (de, a, por, para, em etc) após a partícula se. Se não houver a preposição basta reconstruir a frase com o verbo ser. Se ele for para o plural, o verbo da frase com se irá também: alugam-se apartamentos (apartamentos são alugados).

Exemplos com vendem-se casas

  • Vendem-se casas com descontos para pagamentos a vista.
  • Vendem-se casas com prestações de apenas quatrocentos reais.