A personagem ou o personagem
Atualmente, ambas as versões existem e estão corretas na língua portuguesa, não havendo prejuízo de sentido na escolha entre uma e outra.
Personagem é termo que se referencia a um papel representado por atriz ou ator numa narrativa ou pessoa fictícia numa história. São elementos essenciais para a composição de uma narração, independentemente do formato.
Analise abaixo os exemplos de uso do vocábulo:
- As personagens principais do conto são: o padre, a mulher e a criança.
- Para uma novela ter sucesso, é importante que os personagens sejam bem construídos.
- Juliana só ganhou o papel de personagem principal da peça por ser muito bonita.
Com origem na palavra latina persona, por muitos anos só admitiu-se personagem enquanto substantivo feminino, já que persona também era termo feminino, entretanto, com a evolução natural da língua, abriu-se a possibilidade de utilizar a personagem para o contexto feminino e o personagem para o contexto masculino.
É possível ainda utilizarmos a personagem referenciando-nos tanto ao masculino quanto ao feminino. Admitindo tal uso, dizemos então que personagem é substantivo sobrecomum.
Substantivos sobrecomuns são aqueles que apresentam uma só versão (podendo ser feminina ou masculina) para o gênero feminino ou masculino.
Exemplos de substantivos sobrecomuns
- José é um ótimo ator. Sua última personagem foi realmente impressionante.
- Renata ganhou um prêmio por sua personagem na novela.
Há outros exemplos de substantivos sobrecomuns no português como: o cabo (patente militar), a criança, o indivíduo, o ser, a pessoa, o cônjuge, a testemunha, a vítima, entre outros. Observe as sentenças que se seguem:
- Leonardo foi a criança escolhida para a campanha de Natal.
- As vítimas do acidente foram três homens e duas mulheres, sem identificação até então.
- Mulher é o indivíduo mais importante na sociedade.
- As testemunhas devem dirigir-se ao gabinete do juiz.